Translate

segunda-feira, 9 de junho de 2014

APRESENTAÇÃO DESTA EDIÇÃO DO EVENTO

Homo Sportivus na História

           Aproveitando a oportunidade da realização de grandes eventos esportivos no Brasil (a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e os Jogos olímpicos, em 2016), e em meio ao intenso debate que eles suscitam, o CEMEF dedicará a oitava edição de seu Seminário bienal à análise das circunstâncias culturais, econômicas, artísticas e científicas que levaram ao que podemos chamar de invenção de um “homo sportivus”, com a afirmação do esporte como prática cultural da modernidade, espalhada por todo o mundo.
A programação do VIII Seminário prioriza, tal como antes fizemos com aquele dedicado ao “homo gymnasticus”, em 2012, a reflexão sobre as relações desse fenômeno mundial que é o esporte (e o ethus esportivo que o envolve e define) com a ciência, a arte e a educação. Também traz ao debate a política, para destacar o uso que dele fizeram ditaduras como a de Getúlio Vargas (1937-1945) e a dos militares (1964-1985).
Os professores convidados atuam em importantes universidades brasileiras (UFRJ, UFSC e UFES, além da própria UFMG) e de outros países, a Argentina, o Uruguai e Portugal, além de coordenar grupos de pesquisas que são referência nesse tema.
O evento constitui-se como uma rica oportunidade para partilhar sucessos alcançados e dificuldades encontradas nas práticas dos arquivos e nos esforços realizados para uma aproximação entre teoria e escrita de histórias da Educação Física, do Esporte e do Lazer. Será por isso certamente mais um momento privilegiado de socialização de experiências para os pesquisadores(as) envolvidos com o campo.


O evento terá ainda uma exposição promovida pelo Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF), que será abrigada em sua sala de exposições, na EEFFTO-UFMG, a partir de 12 de novembro, permanecendo aberta ao público após o Seminário, até 04 de dezembro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário